A gigante do setor de informática Microsoft assegurou ontem que estaria disposta a reabrir as negociações para a compra total ou parcial do site de buscas Yahoo! no caso da eleição de um novo conselho de administração do portal. A Microsoft confirmou, por meio de um comunicado, que manteve nas últimas semanas conversas com o bilionário americano Carl Icahn, acionista do Yahoo!, sobre um possível acordo com o portal.

Ontem, Icahn publicou uma carta aberta aos acionistas da empresa em que relata as conversas com a Microsoft. Segundo ele, a gigante do software está interessada em um acordo mais amplo com o Yahoo!. O investidor afirmou também que o Yahoo! está perdendo participação no mercado de busca online. "Nossa empresa está se movendo em direção a um precipício, disse.

Apesar de observar que não há garantia de um futuro acordo, ele afirmou que um novo conselho retomaria imediatamente as negociações com a Microsoft. Por isso, desafiou o atual conselho de administração ao apresentar uma lista alternativa de candidatos para tomar o controle do conselho. A assembléia geral de acionistas do Yahoo deve escolher os novos membros do conselho de administração em agosto.

A empresa fundada por Bill Gates confirmou que imediatamente depois que ocorrer a assembléia de acionistas, "estaria interessada em discutir com o novo conselho de administração uma negociação com o Yahoo!, seja para a compra do site de buscas com garantias financeiras amplas ou para a do conjunto da companhia.

As informações são de agências internacionais e do jornal O Estado de S. Paulo.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.