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Metade dos voos da Gol atrasa; Procon notifica companhia

SÃO PAULO - A Fundação Procon-SP notificou, nesta terça-feira, a Gol Linhas Aéreas a prestar esclarecimentos por problemas de consumidores relatados ao órgão. Nesta terça-feira os passageiros da Gol enfrentaram muita espera nos aeroportos. Segundo a Infraero, dos 545 voos programados até as 21h de hoje, 285 decolaram fora dos horários previstos, o que representa 52,3% do total de voos da empresa e http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/2008/12/23/infraero+mais+de+60+dos+atrasos+no+pais+sao+da+gol+3223772.html60% de todas as partidas com problemas no País. No momento, apenas 2,8% dos 1830 voos programados em todo País estão atrasados.

Redação |

 

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Em nota à imprensa divulgada no fim da tarde desta terça-feira, a companhia informou que dobrou o número de aeronaves-reserva (de dois aviões para quatro) para atender à demanda. A Gol informou, ainda, que os problemas que geraram atrasos na última segunda-feira já foram completamente solucionados.

"No entanto, a operação de hoje ainda sofre reflexos das ocorrências do fim de semana. Além disso, condições meteorológicas adversas resultaram no fechamento temporário de aeroportos na segunda-feira, como Juscelino Kubitschek (Brasília) e Congonhas (São Paulo), o que se refletiu nas operações das empresas aéreas", diz a nota.

O Procon recebeu denúncias de passageiros que sofreram alterações de suas passagens sem serem consultados. Além disso, os consumidores se queixaram de indisponibilidade ou dificuldade de contatar a empresa nos canais de atendimento. A companhia aérea tem um prazo de 24 horas para prestar esclarecimentos sobre os problemas causados aos passageiros.

A notificação do Procon, de caráter preventivo, tem o objetivo de diagnosticar  problemas que afetem uma série de consumidores e a partir daí encontrar soluções.

A Gol confirmou que recebeu a notificação do Procon e está analisando todos os casos de consumidores com problemas de troca de passagens para resolvê-los.

O Procon orienta aos passageiros que guardem todos os comprovantes da compra da passagem e anotem os números de protocolos de atendimento realizados via SAC da Compania Aérea.

Caso o consumidor precise de uma solução urgente para o problema e não consiga contato com a empresa, a orientação é para procurar um Juizado Especial Cível ("Pequenas Causas") e pedir uma ordem judicial que garanta o voo na data comprada inicialmente.

Problema para voar

Na seguda-feira, o iG relatou o problema da estudante Gabriela Cartaxo, que comprou passagens para Ilhéus para os dias 25 de dezembro e 2 de janeiro e foi avisada pela Gol, ontem e por e-mail, que as suas passagens haviam sido alteradas para 24 de dezembro e 8 de janeiro.

Em resposta à queixa de Gabriela, a Gol informou que alguns passageiros que compraram suas passagens antes do mês de outubro tiveram seus voos remarcados por causa da implementação da malha aérea integrada com a Varig.

 

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