Tamanho do texto

BRASÍLIA - O diretor de Política Econômica do Banco Central (BC), Mario Mesquita, disse hoje que há sinais de retomada de atividade em alguns setores. Parece que o momento mais intenso da contração foi no fim de 2008, afirmou ele sobre os reflexos da crise global no Brasil.

Ele não quis responder diretamente se vê o país entrando em recessão técnica, com uma segunda contração do Produto Interno Bruto (PIB) no primeiro trimestre deste ano, após a queda acentuada nos três meses finais de 2008.

"Há indicadores de alta frequência apontando melhoras no início do ano", informou Mesquita, que citou as boas vendas automobilísticas beneficiadas pela redução de impostos.

Não só as vendas de veículos, como de outros produtos, segundo o BC, apontam para certa recuperação do consumo das famílias em janeiro e fevereiro.

Mesquita ponderou, contudo, que "só agora" está ocorrendo uma desova de estoque de bens intermediários (como aço), o que pode adiar a recuperação da economia como um todo para o segundo semestre.

(Valor Online)

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.