Tamanho do texto

O Mercado Livre iniciou nesta quarta-feira suas operações em Portugal, primeiro país fora da América Latina a receber a plataforma. A decisão de lançar o portal no país foi baseada em dados do mercado de internet em Portugal _46% de uma população de 10,6 milhões de habitantes possui conexões residenciais de banda larga. O Mercado Livre não informou sua expectativa de faturamento para o portal português.

O início das operações do Mercado Livre em Portugal ocorre no mesmo dia em que a agência de classificação de riscos Ficht rebaixou a nota da dívida de longo prazo do país. Segundo o presidente da empresa, Stelleo Tolda, a crise no país não deve afetar os planos do portal, que começou a discutir a entrada no país há um ano.

Nós atuamos na América Latina. Entendemos de crise, afirma Tolda. O executivo relembra que mesmo em períodos de crise econômica e política nos países de região os negócios on-line não deixaram de crescer.  Ele cita o caso da operação do Mercado Livre na Argentina, que cresceu mesmo quando a poupança foi congelada, em 2001. Quando falta liquidez ou quando aumenta o desemprego, a venda pela internet é uma alternativa de renda para várias pessoas, afirma Tolda.

A operação em Portugal é um primeiro passo da empresa no mercado europeu. Tolda afirma que o foco da plataforma é vender em território nacional, mas, como a União Europeia dispõe de uma moeda comum e poucas restrições alfandegárias, os negócios podem ser realizados também entre compradores e vendedores de outros países europeus.

A decisão de entrar no mercado europeu foi adiada por um acordo feito entre o Mercado Livre e a e-Bay, que vigorou entre 2001 e 2006, segundo Tolda. Na ocasião o Mercado Livre possuia uma plataforma na Espanha, mas encerrou as operações e concordou em não disputar o mercado europeu para a e-Bay não entrar no mercado latino-americado.

O Mercado Livre é uma plataforma de compra e venda de produtos pela internet. Em 2009, foram vendidos 29,5 milhões de itens, que sorama um volume de US$ 2,75 bilhoes _32% acima do registrado em 2008. Com a operação em Portugal, a empresa possui portais de vendas em 13 países.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.