Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Merkel diz que economia alemã está preparada para enfrentar crise mundial

Berlim, 23 jul (EFE).- A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, acredita que a economia alemã está preparada para fazer frente à crise da conjuntura internacional, mas crê que o crescimento reduza o ritmo no próximo ano.

EFE |

Durante sua tradicional entrevista coletiva anterior às férias, Merkel reconheceu que o país pode se desvincular da forte inflação, mas destacou que a atual situação da Alemanha é suficientemente "robusta" para superar esse problema.

A chanceler lembrou que a maioria das previsões econômicas apontam para crescimento em torno de 1,8% este ano, mas reconheceu que a situação se debilitará ainda mais de 2009.

Merkel elogiou a decisão do Banco Central Europeu (BCE) de apostar por uma política monetária dedicada a conter a inflação, pois é um "fenômeno traiçoeiro" da economia que traz danos ao homem comum.

A chanceler acrescentou que a piora da conjuntura prevista para 2009 traz a necessidade de uma política trabalhista muito cautelosa.

Nesse contexto, descartou novamente a introdução de um salário mínimo na Alemanha como instrumento nocivo, mas reconheceu que há setores nos quais quase não há vinculação sindical que requerem leis federais. EFE ih/wr/plc

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG