Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Merkel diz que Alemanha está consciente de sua responsabilidade econômica

Bruxelas, 11 dez (EFE).- A chanceler alemã, Angela Merkel, disse hoje, antes do início da cúpula da União Européia (UE) sobre a crise financeira que a Alemanha está consciente de sua responsabilidade como a maior economia européia.

EFE |

Em declarações aos jornalistas na entrada da reunião, Merkel disse que apóia o plano de reativação apresentado pela Comissão Européia, que propõe destinar 200 bilhões de euros (1,5% do PIB europeu) para promover a atividade e o emprego.

Até agora, a chanceler alemã se mostrou reticente a colocar mais dinheiro até comprovar o resultado dos planos que já estão em andamento, já que Berlim teria que fazer a maior contribuição ao plano.

A cúpula tentará buscar "um equilíbrio" que acalme as preocupações da Alemanha sobre o respeito à disciplina orçamentária e ao Pacto de Estabilidade, que proíbe um déficit público superior a 3%.

Sobre o outro grande assunto que a União Européia tratará hoje, as políticas contra a mudança climática, Merkel se mostrou "certa" de que conseguirão um acordo.

Os países da UE querem definir um ambicioso conjunto de medidas que incluem o chamado objetivo 20-20-20: reduzir as emissões de CO2 em 20%, conseguir uma cota de renováveis de 20% e aumentar a eficiência energética em mais 20%, tudo até 2020. EFE met/an

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG