Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Merkel confia em acordo sobre reativação econômica e clima em cúpula da UE

Bruxelas, 12 (EFE) - A chanceler alemã, Angela Merkel, expressou hoje otimismo com que a cúpula da União Européia (UE) consiga obter acordos sobre as medidas de reativação econômica e um plano contra a mudança climática.

EFE |

A líder alemã, em uma curta declaração ao chegar à sede do Conselho da UE, disse que espera "uma boa conclusão" sobre o pacote de medidas contra a mudança climática.

"Será um programa ambicioso, com o qual a UE vai ressaltar seu papel de líder" na defesa do meio ambiente, acrescentou.

Ela explicou que ainda falta negociar alguns detalhes, mas se mostrou cautelosamente otimista em fechar um acordo que dê um "sinal importante" à Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática, realizada em Poznan, oeste da Polônia.

Nessa reunião, devem ser estabelecidas as bases para um novo acordo que substitua o Protocolo de Kioto a partir de 2012.

Quanto às medidas econômicas, Merkel limitou-se a afirmar que há "uma iniciativa comum que é realmente muito profunda", em um sinal de que se avança em direção a um acordo.

Até agora, a Alemanha, a maior economia da UE e a que deveria fazer o maior esforço, tinha se mostrado reticente em aprovar novas medidas financiadas em boa parte pelos Estados, para não desequilibrar seu orçamento. EFE rcf/db

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG