Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Mercosul e Egito vão negociar acordo comercial

O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, e o ministro da Indústria e Comércio do Egito, Rachid Mohamed Rachid, acertaram hoje trabalhar para o lançamento de negociações de um acordo de comércio entre o Mercosul e o Egito. Desde julho de 2004, as duas partes mantêm um acordo quadro que define o arcabouço legal para essas negociações.

Agência Estado |

Até hoje, porém, essas negociações não avançaram.

Doha

O primeiro-ministro da Índia, Manmohan Singh, deixou claro ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em conversa por telefone nesta manhã, que ainda quer trabalhar ao lado do Brasil na retomada da Rodada Doha, da Organização Mundial do Comércio (OMC). Essa mensagem de Singh foi relatada por Amorim.

A conversa entre os dois chefes de Estado faz parte da estratégia para a retomada das negociações que foram paralisadas em julho passado com vistas à possível conclusão do acordo final da Rodada Doha até o final deste ano.

Em seguida a essa conversa, Amorim também conversou, por telefone, com o ministro do Comércio indiano, Kamal Nath, o principal negociador da Índia. Esses movimentos se deram em paralelo às conversações que estão ocorrendo hoje, em Nova Délhi, entre o diretor-geral da OMC, Pascal Lamy, e autoridades indianas.

Após estas negociações, Lamy irá a Washington para tratar da retomada da Rodada Doha com a administração de George W. Bush.

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG