BRASÍLIA - Representantes de países do Mercosul e do Sistema da Integração Centro-Americana (Sica) iniciaram nesta terça-feira uma reunião de dois dias em Brasília com o objetivo de retomar a discussão de um acordo comercial entre os dois blocos.

Acordo Ortográfico

O encontro acontece na sede do Ministério das Relações Exteriores. O Brasil exerce este semestre a Presidência rotativa do Mercosul e tem procurado avançar nas negociações com as nações da América Central.

A possibilidade de um acordo comercial entre os blocos foi lançada em 2004, mas até então não havia passado de meras manifestações de vontade política sobre o assunto.

Fontes diplomáticas brasileiras disseram à Agência Efe que a intenção do encontro em Brasília é estruturar o processo negociador para a criação de "um mecanismo que fortaleça as relações políticas, econômicas, comerciais e de cooperação" entre Sica e Mercosul.

Na primeira parte da reunião, foi analisada a estrutura institucional dos blocos e também foram abordadas as diferenças entre as economias das duas regiões.

Além disso, os representantes de Sica e Mercosul falaram de suas experiências nas negociações com outros blocos, como a União Européia (UE).

A reunião técnica está programada para esta quarta, quando será elaborado um calendário com os próximos encontros, como a reunião de ministros de Relações Exteriores que deve ser realizada na cidade de Salvador, em dezembro.

Leia mais sobre o Mercosul e a Sica

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.