Publicidade
Publicidade - Super banner
Mercados
enhanced by Google
 

UE criará sistema de 'passaportes' para regular fundos especulativos

Documento será necessário para os fundos europeus a partir de 2013 e para fundos sediados fora da Europa em 2015

AFP |

A UE cumpriu uma nova etapa nesta terça-feira no caminho para a criação de uma espécie de 'passaporte', que seria concedido apenas aos fundos especulativos que respeitam determinadas regras para operar na Europa, regulando assim uma atividade muito criticada durante a crise financeira mundial.

Depois de meses de negociações, os países membros da União Europeia (UE) e a Eurocâmara chegaram a um compromisso, que será submetido em novembro ao hemiciclo, onde sua aprovação é virtualmente certa.

"Espero que o texto seja objeto de amplo apoio", indicou nesta terça-feira o ministro belga das Finanças, Didier Reynders, cujo país ocupa este semestre a presidência rotativa do bloco.

O novo passaporte será necessário para os fundos europeus a partir de 2013, e a partir de 2015 para fundos não-sediados em território europeu.

O documento será outorgado pela entidade reguladora do país europeu onde a sociedade concentra sua maior atividade, embora a UE não descarte transferir esta responsabilidade, a partir de 2007, para o futuro organismo europeu que monitorará as atividades dos mercados financeiros.

Os fundos especulativos ou 'hedge funds' são acusados de estimular a especulação, assumindo grandes riscos para obter lucros astronômicos.

 

 

 

 

Leia tudo sobre: iG

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG