Publicidade
Publicidade - Super banner
Mercados
enhanced by Google
 

S&P corta nota de bancos italianos após rebaixar Itália

Agência rebaixou rating de sete instituições bancárias italianas nesta quarta-feira

iG São Paulo |

A agência de classificação de risco Standard & Poor's rebaixou a nota de sete instituições bancárias italianas nesta quarta-feira, após ter cortado o rating soberano da Itália pela primeira vez em cinco anos.

Segundo informou através de um comunicado, a S&P decidiu diminuir a qualificação de "A+" para "A" de Mediobanca, Findomestic, Intesa Sanpaolo, Bancos IMI, Caixa Econômica de Bolonha e Bancos de Infraestruturas Inovação e Desenvolvimento (BIIS), mantendo sua qualificação a curto prazo em "A-1".

Além disso, a agência rebaixou a qualificação da Banca Nazionale del Lavoro (BNL) a curto prazo de "A-1+" para "A-1-", enquanto a de longo prazo passa de "AA-" para "A+".

Para a principal entidade financeira da Itália, UniCredit, a Standard & Poor's mantém sua qualificação, mas põe sua perspectiva em negativo, e fez o mesmo com outras 14 entidades, entre elas os oito bancos rebaixados.

Segundo a agência de medição de risco, estas revisões em sua qualificação das entidades financeiras foram necessárias para pôr ao nível do Estado italiano os bancos que têm pelo menos 40% de seus ativos no mercado nacional.

A decisão da S&P de diminuir a qualificação de crédito da dívida soberana da Itália de "A+" para "A", com perspectiva negativa, ou seja, suscetível a novos rebaixamentos.

A Standard & Poors considera que o objetivo de ajuste orçamentário do Governo italiano, que pretende conseguir o equilíbrio em 2013 graças a dois planos de ajuste aprovados recentemente, poderia não se concretizar devido ao enfraquecimento das previsões de crescimento

A nota da Itália foi rebaixada em um degrau por preocupações de que a desaceleração econômica e um governo "frágil" signifiquem que o país terá dificuldades para reduzir o segundo maior endividamento da zona do euro. A Itália foi rebaixada de "A+" para "A", com perspectiva negativa.

"Nós geralmente limitamos o rating de emissão de bancos no nível do rating soberano de longo prazo em moeda estrangeira", explicou a S&P.

(com agências)

Leia tudo sobre: S&Pitáliabancosratingendividamento

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG