Cerca de 161 mil participantes do Pasep não sacaram o abono de um salário relativo a 2010 no Banco do Brasil; prazo é 30 de junho

Cerca de 161 mil participantes do Pasep (Programa de Formação de Patrimônio do Servidor Público) ainda não compareceram ao Banco do Brasil para sacar o abono relativo a 2010. O benefício equivale ao valor de um salário mínimo (atualmente em R$ 510,00) e deve ser pago até 30 de junho.

Os benefícios que não forem sacados até o dia 30 de junho serão devolvidos ao Fundo de Amparo ao Trabalhador – FAT.

Desde a abertura do calendário de pagamento, em julho de 2009, 2,181 milhões de trabalhadores já fizeram o saque no Banco do Brasil, o que corresponde a um desembolso de cerca de R$ 989 milhões em abonos.

O estado de Roraima registra o menor índice de pagamento de abonos do País, com apenas 84,75% do total de benefícios identificados até a primeira semana de abril. A média de comparecimento brasileira é de 93%, segundo o Banco do Brasil.

Quem tem direito

Têm direito ao abono os trabalhadores cadastrados no Pasep há pelo menos cinco anos, que obtiverem renda mensal de até dois salários mínimos em 2009. É necessário que o participante tenha trabalhado pelo menos 30 dias com carteira assinada naquele ano e que conste na RAIS de 2009 (Relação Anual de Informações Sociais) entregue pelo empregador.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.