Banco espanhol chega a acordo com o Bank of America para comprar os 24,9% detidos na unidade mexicana e diz que lucro subirá

O Santander informou nesta quarta-feira que chegou a um acordo com o Bank of America para comprar a participação de 24,9% no Banco Santander México por US$ 2,5 bilhões de dólares em dinheiro.

Com a operação, o banco passará a ter participação de 99,9% na subsidiária do México, "um país com perspectivas muito favoráveis para o crescimento, permitindo simultaneamente a diversificação geográfica maior do nosso grupo", disse o presidente do Santander, Emilio Botin.

Em 2003, o Santander vendeu sua participação de 24,9% do Santander México _que faz parte do Grupo Santander desde 1997_ ao Bank of America por US$ 1,6 bilhão.

O banco afirmou que a contribuição para o lucro líquido atribuível ao grupo aumentará em quase 2 pontos percentuais com a compra, para até 7%.

Na avaliação de analistas, a aquisição da participação na subsidiária mexicana é favorável, demonstrando a capacidade financeira do banco espanhol em um momento de pouca liquidez nos mercados.

"O Santander demonstra com essa operação sua capacidade de continuar tomando decisões e de manter sua estratégia de negócios, apesar de todos os problemas de liquidez nos mercados", disse Ignacio Mendez, analista da Venture Finance.

No mercado, as ações do Santander subiam 0,6%.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.