O sistema monetário global precisa ser repensado de forma a reduzir o tamanho das flutuações e o dólar não pode mais ser a única moeda de reserva

selo

O sistema monetário global precisa ser repensado de forma a reduzir o tamanho das flutuações e o dólar não pode mais ser a única moeda de reserva. As afirmações foram feitas pela ministra de Finanças da França, Christine Lagarde, em entrevista publicada no jornal regional francês Sud Ouest.

"Os problemas monetários estarão no centro da presidência da França no G-20", afirmou Lagarde ao diário, em referência ao grupo que reúne as 20 maiores economias do mundo. Ela acrescentou que "o dólar não pode mais ser a única moeda de reserva". A ministra comentou ainda que o presidente da China, Hu Jintao, afirmou em uma visita ao país na semana passada que está pronto para contribuir para a estabilidade monetária global.

Nos próximos anos, a China vai aumentar o peso do consumo doméstico em comparação com as exportações, segundo Lagarde. "Mas essas mudanças não acontecem de um dia para o outro", observou a ministra. As informações são da Dow Jones.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.