Tamanho do texto

Movimento representa um crescimento de 54,5% em relação ao ano passado, segundo relatório divulgado pela consultoria Gartner

O número de usuários de serviços de pagamento móvel no mundo vai ultrapassar 108,6 milhões em 2010, o que representa um crescimento de 54,5% em relação ao ano passado, quando o volume atingiu 70,2 milhões de usuários, informa a consultoria Gartner.

De acordo com um relatório divulgado hoje pelo Gartner, os usuários de pagamentos por celulares e smartphones representarão 2,1% do total de clientes de telefonia móvel mundialmente este ano. Países em desenvolvimento registram um crescimento mais expressivo na adoção de pagamentos por celular, observa o estudo. "Mercados em desenvolvimento encontraram a fórmula certa para serviços de dinheiro móvel - funções que os usuários desejam e ecossistemas que sustentam os serviços", analisa a diretora de pesquisas do Gartner, Sandy Shen, no comunicado sobre o estudo.

Na região Ásia-Pacífico, que lidera a adoção dos serviços de mobile payment (m-payment), o volume de usuários de pagamento móvel vai superar 62,8 milhões este ano - crescimento de 50,2% sobre os 41,8 milhões de usuários registrados em 2009 - representando 2,6% de todas as pessoas que usam telefonia móvel neste mercado.

No grupo que compreende Europa, Oriente Médio e África (EMEA, na sigla em inglês) a base de usuários de pagamentos móveis vai aumentar 61,3% entre 2009 e 2010 somando 27,1 milhões de usuários este ano. O total será equivalente a 2,1% dos usuários de telefonia móvel da região.

A América Latina é a terceira região com maior potencial de crescimento para o m-payment e deve registrar mais de 8 milhões de usuários este ano, superando em 56,8% os 5,1 milhões identificados em 2009. Na avaliação de Shen, a forte demanda pelo m-payment nos mercados em desenvolvimento tem sido direcionada entre populações que não possuem acesso a computadores ou a redes bancárias, posicionando os dispositivos móveis como a plataforma natural de escolha para estes serviços.

As mensagens de texto - Short Message Service (SMS) - são o meio mais usado em serviços de pagamento móvel pela onipresença e facilidade de uso. A consultoria alerta, entretanto, que muitas empresas falharam nos testes da tecnologia de pagamento móvel por contato conhecida como Near Field Communication (NFC), cuja administração é mais complexa entre operadoras e parceiros de sistemas de pagamento.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.