O banco britânico Barclays obteve lucro antes de impostos de 1,56 bilhão de libras (US$ 2,6 bilhões) no terceiro trimestre deste ano, 45% menor que o de 2,84 bilhões de libras de igual período do ano passado, quando o banco havia registrado um ganho de 1,5 bilhão de libras relacionado à compra das operações do Lehman Brothers na América do Norte. O lucro líquido atribuível aos acionistas foi de 842 milhões de libras no trimestre, 60% menor que o de 2,1 bilhões de libras de igual período do ano passado.

_CSEMBEDTYPE_=inclusion&_PAGENAME_=economia%2FMiGComponente_C%2FConteudoRelacionadoFoto&_cid_=1237573617154&_c_=MiGComponente_C

Além do ganho com o Lehman registrado no terceiro trimestre do ano passado, a queda do lucro resultou do aumento de encargos com ajustes contábeis e outras provisões para crédito, que subiram de 862 milhões para 1,4 bilhão de libras.

Nos nove primeiros meses deste ano, o Barclays registrou 1,3 bilhão de libras em perdas de seu próprio crédito, saindo dos ganhos de 1,95 bilhão de libras de igual período do ano passado. Excluindo esses itens, além de impostos, ganhos com aquisições e recompras de dívidas, o lucro nos nove primeiro meses deste ano mais do que dobrou, para 4,41 bilhões de libras.

O diretor financeiro do Barclays, Chris Lucas, disse em teleconferência que, embora os encargos devam continuar aumentando no curto prazo, eles atingirão um pico no primeiro trimestre de 2010, antes do inicialmente previsto. Para 2009, segundo ele, os encargos devem ficar perto do piso da faixa de 9 bilhões a 9,6 bilhões de libras projetada anteriormente. Nos nove primeiros meses, eles somaram 6,21 bilhões de libras, 65% maiores que os de igual período do ano passado.

A divisão de gerenciamento e banco de investimento do Barclays, cuja maior parte é representada pelo BarCap, registrou uma queda de 38% do lucro antes de impostos nos nove primeiros meses deste ano, para 1,97 bilhão de libras, por causa de baixas contábeis. A divisão de banco comercial e de varejo do grupo apresentou lucro antes de impostos de 2,18 bilhões de libras nos nove primeiros meses deste ano, 30% abaixo do resultado de igual período do ano passado. As informações são da Dow Jones.

Leia também:

Leia mais sobre: Barclays

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.