Tamanho do texto

"Quando um mês pega você de surpresa como este, você tende a estar menos exposto em ações", diz estrategista

Por Angela Moon

As bolsas de valores norte-americanas subiram nesta terça-feira, depois que compradores de última hora aproveitaram o otimismo de setembro, de olho em ações de setores com um desempenho melhor no mês.

O índice Dow Jones, referência da bolsa de Nova York, avançou 0,43 por cento, para 10.858 pontos. O termômetro de tecnologia Nasdaq subiu 0,41 por cento, para 2.379 pontos. O índice Standard & Poor's 500 ganhou 0,49 por cento, para 1.141 pontos.

Até agora, o S&P 500 acumula valorização de 9,4 por cento em setembro, historicamente o pior mês para as ações. Faltando apenas dois dias para o fim de setembro, o Dow Jones já avançou 8,4 por cento.

"Quando um mês pega você de surpresa como este, você tende a estar menos exposto em ações e mais exposto em dinheiro e bônus. Com a proximidade do fim do trimestre, as pessoas estão correndo para ao menos terem papéis que tiveram bom desempenho e que oferecem uma boa perspectiva", disse Marc Pado, estrategista de mercados na Cantor Fitzgerald & Co, em San Francisco.

Setores associados à melhora no crescimento econômico vêm demonstrando desempenho melhor durante este rali, e mais uma vez esses segmentos lideraram o avanço deste pregão.

No S&P, o índice para o setor de consumo avançou 0,8 por cento.

Do lado corporativo, a Walgreen divulgou balanço trimestral melhor que o esperado e suas ações avançaram 11,4 por cento.

Dando sequência à recente safra de notícias sobre acordos entre empresas, a Endo Pharmaceuticals Holdings comprará a fabricante privada de genéricos Qualitest Pharmaceuticals por cerca de 1,2 bilhão de dólares. Os papéis da Endo tiveram alta de 8,1 por cento.

No início do dia, contudo, prevaleceu o tom negativo. Wall Street caiu após o Conference Board divulgar que o índice de confiança recuou para 48,5 em setembro, no menor nível desde fevereiro .

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.