O mercado norte-americano de ações fechou em alta, com os índices Dow Jones e S&P-500 registrando seus maiores ganhos desde 1º de setembro, tanto em pontos como em termos porcentuais, e fechando nos níveis mais elevados desde 13 de maio deste ano

selo

O mercado norte-americano de ações fechou em alta, com os índices Dow Jones e S&P-500 registrando seus maiores ganhos desde 1º de setembro, tanto em pontos como em termos porcentuais, e fechando nos níveis mais elevados desde 13 de maio deste ano. O Nasdaq teve seu nono pregão consecutivo de alta, na maior sequência de ganhos desde os 12 avanços consecutivos do período até 23 de julho do ano passado.

A alta aconteceu depois de o Escritório Nacional de Pesquisa Econômica dos EUA (NBER) dizer que a recessão iniciada em dezembro de 2007 terminou em junho de 2009 e que uma nova contração, se acontecer, será uma nova recessão, e não um "duplo mergulho". "Estamos começando a receber indicações de que a economia está crescendo lentamente, e não está na via de um 'duplo mergulho'. Os mercados haviam embutido tantas más notícias nos preços que qualquer coisa positiva é boa", disse Sean Kraus, da Citizens Trust.

As ações das construtoras de casas subiram, depois de a Lennar divulgar resultados melhores do que se previa; as ações da Lennar subiram 8,22% e as da KB Home, que divulga resultados na sexta-feira, avançaram 6,22%. Vários indicadores do setor de imóveis residenciais serão divulgados ao longo da semana.

Das 30 componentes do Dow Jones, apenas uma ação fechou em queda (Cisco Systems -0,68%). O destaque positivo foi American Express, com alta de 4,23%, liderando o avanço das ações do setor de cartões de crédito, depois da divulgação do informe de resultados da Discover Financial Services (cujas ações subiram 3,79%); as do Bank of America ganharam 2,46% e as do JPMorgan Chase fecharam em alta de 2,80%. Outro destaque foram as ações da rede de lojas de móveis e utensílios para casas Home Depot, que subiram 2,47% depois de a Associação Nacional das Construtoras de Casas (NAHB) informar que seu índice de atividade ficou estável em agosto.

No setor de tecnologia, as ações da L-1 Identity Solutions subiram 20,00%, depois do anúncio da aquisição da companhia pela francesa Safram; as da Netezza avançaram 14,92%, em reação ao anúncio da compra da empresa pela IBM (cujas ações subiram 1,23%).

As ações do setor de petróleo reagiram positivamente à alta dos preços do produto (Chevron +1,87%, ExxonMobil +1,32%).

O índice Dow Jones fechou em alta de 145,77 pontos (1,37%), em 10.753,62 pontos. O Nasdaq fechou em alta de 40,22 pontos (1,74%), em 2.355,83 pontos. O S&P-500 fechou em alta de 17,12 pontos (1,52%), em 1.142,71 pontos. As informações são da Dow Jones.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.