O dólar fechou nesta terça-feira o segundo pregão consecutivo de alta nesta semana. A moeda norte-americana terminou o dia cotada a R$ 1,768 para venda, em valorização de 0,23% frente ao real. Ontem, o dólar havia subido 0,06%.

No mercado acionário, a Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) interrompe a tendência de baixa das últimas três sessões. O Ibovespa, principal índice da Bolsa paulista, registrava valorização de 1% às 16h22, aos 69.715 pontos. Na terça-feira, o índice caiu 0,46% e encerrou aos 60.023 pontos.

Hoje, o Federal Reserve  (Fed, banco central americano) manteve o juro básico inalterado na faixa de zero a 0,25% ao ano, em que está desde dezembro de 2008.

A notícia deu ânimo às Bolsas de Nova York , que ampliaram os ganhos após a divulgação da decisão da autoridade monetária.

Além disso, a valorização dos preços das commodities verificada nesta terça-feira está contribuindo para a alta do mercado acionário brasileiro, que supera a apreciação apresentada pelas bolsas americanas.

Agenda

Nesta manhã, o Departamento do Trabalho norte-americano divulgou o índice de preços dos importados , que cedeu 0,3% nos EUA em fevereiro, influenciado pela baixa de 1,9% nos preços dos combustíveis. E o Departamento do Comércio mostrou que a atividade de construção de casas nos Estados Unidos caiu 5,9% em fevereiro, em relação a um mês antes, para uma taxa anualizada ajustada sazonalmente de 575 mil unidades

No Brasil, tem início nesta terça a reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central, que decidirá o rumo da taxa básica de juros brasileira. A previsão do mercado, varia de manutenção da Selic nos atuais 8,75%, conforme divulgado no boletim Focus, a elevação de 0,5 ponto percentual.

Ásia

Os mercados asiáticos tiveram resultados mistos nesta terça-feira. Notícias vindas dos Estados Unidos e fatores locais influenciaram os pregões, nos quais muitos investidores andaram de lado.

Na China, após duas sessões de perdas, as bolsas tiveram elevação por conta da presença de investidores em busca de ofertas de ocasião nas blue chips, à medida que diminuíram as preocupações sobre um aperto monetário. O índice Xangai Composto ganhou 0,5% e encerrou aos 2.992,84 pontos. O índice Shenzhen Composto subiu 0,7% e terminou aos 1.142,77 pontos.

(Com EFE, Valor Online e Agência Estado)

Leia mais sobre: mercados

    Leia tudo sobre: bovespa
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.