O Banco do Brasil é o agente financeiro do Tesouro

Quando decidir comprar dólares no mercado interno para a carteira do Fundo Soberano do Brasil (FSB), o Tesouro Nacional, gestor do fundo, dará autorização para o Banco do Brasil (BB) realizar as operações. O BB é o agente financeiro do Tesouro e também o administrador do Fundo Fiscal de Investimento e Estabilização (FFIE), onde estão depositados os recursos do FSB, que é o único cotista do FFIE.

O FFIE tem em caixa cerca de R$ 17 bilhões. A partir de uma ordem do Tesouro, o BB comprará dólares excedentes para a carteira do FSB e depositará no FFIE, segundo explicou uma fonte da Fazenda. O BB é quem atua no mercado de câmbio quando o Tesouro decide comprar moeda estrangeira para o pagamento de dívida pública externa.

O Fundo Soberano do Brasil foi autorizado nesta segunda-feira a atuar no mercado de câmbio para ajudar a conter o derretimento do dólar. As diretrizes do investimento do fundo foram definidas em reunião do conselho deliberativo do Fundo, conforme antecipou o iG na sexta-feira.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.