De acordo com a BM & FBovespa, três instituições financeiras participaram da licitação

SÃO PAULO - O Citibank venceu nesta segunda-feira o processo que selecionou a instituição depositária responsável pelo lançamento na Bovespa de dez certificados lastreados em ações de companhias estrangeiras não patrocinados, conhecidos como BDRs Nível I Não Patrocinados. De acordo com a BM & FBovespa, três instituições financeiras participaram da licitação, que foi o primeiro processo de concorrência voltado ao registro desse tipo de BDRs (sigla em inglês para Brazilian Depositary Receipts).

Diferente dos certificados de ações estrangeiras já negociados na bolsa - que são emitidos pelas próprias empresas -, o registro e a emissão dos BDRs não patrocinados ficam a cargo de uma instituição depositária no Brasil, sem qualquer participação das companhias sediadas no exterior.

Devido à contribuição ao desenvolvimento do produto, a bolsa autorizou, em abril, o Deutsche Bank a lançar os dez primeiros BDRs não patrocinados sem qualquer processo de concorrência. O Citibank, por meio de seu braço de distribuição de títulos e valores imobiliários, tem 60 dias para apresentar à bolsa os comprovantes dos pedidos de registro dos dez programas dos BDRs na Comissão de Valores Mobiliários (CVM). A partir do registro na CVM, a instituição terá dez dias corridos para apresentar à Bolsa o pedido de registro para negociação dos BDRs.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.