Publicidade
Publicidade - Super banner
Mercados
enhanced by Google
 

Brasil pode ter rating elevado, diz Meirelles

Presidente do BC diz que País saiu da crise mais forte do que entrou

Reuters |

O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, afirmou nesta quarta-feira que o Brasil pode ter sua avaliação de dívida elevada, depois de ter passado bem pela crise financeira mundial. "Depois de o Brasil sair da crise mais forte do que entrou e mais forte do que muitos outros países, a tendência é de que os ratings brasileiros sejam melhorados", disse Meirelles em apresentação na Câmara dos Deputados.

Questionado sobre se o BC poderia realizar um novo aumento do depósito compulsório para conter a inflação, ele disse que "estamos em um processo de retirada de medidas. Os compulsórios já foram restabelecidos a níveis próximos aos que estavam antes da crise".

Meirelles ressaltou que o compulsório é usado essencialmente para lidar com questões de liquidez. "Não só a liquidez do sistema, mas a liquidez das grandes instituições. É este o critério que se usa no mundo."

"A gestão da política monetária do BC é feita pelo Copom (Comitê de Política Monetária). Temos uma reunião neste mês, e aí sim endereçaremos a questão da inflação."

 

Leia tudo sobre: MeirellesratingdívidaBrasilBC

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG