Publicidade
Publicidade - Super banner
Mercados
enhanced by Google
 

Bovespa vira e opera em queda, dólar também cai

Mercado brasileiro acompanha os EUA, onde dados de emprego vieram piores do que o esperado

iG São Paulo |

A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) começou o dia em alta, mas virou. Puxada pela melhora no exterior, chegou a ultrapassar os 65 mil pontos. No entanto, no início da tarde operava em queda. Às 14h09, o principal índice bolsa, o Ibovespa, registrava baixa de 0,43%, aos 64.474 pontos. Nesta quinta, a ata do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) sinaliza a continuidade do ciclo de alta dos juros, o que contribui para conter a Bolsa.

Nos Estados Unidos, os índices de ações abriram o dia em alta, mas inverteram a trajetória. Por volta de 14h, Nasdaq perdia 0,28% e Dow Jones caía 0,36%. Pesa negativamente o resultado dos dados fracos sobre os pedidos de auxílio-desemprego no país. O Departamento do Trabalho dos EUA informou que o número de trabalhadores norte-americanos que entraram pela primeira vez com pedido de auxílio-desemprego subiu 12 mil na semana até 12 de junho. Economistas esperavam queda de 6 mil pedidos.

No entanto, em geral o clima externo segue favorável, especialmente na Europa, após o bem sucedido leilão de títulos de 10 e 30 anos da Espanha, que conseguiu levantar 3,47 bilhões de euros. A operação afastou os rumores de que o país poderia pedir ajuda de 250 bilhões de euros ao Fundo Monetário Internacional (FMI).

Na Ásia, a maioria dos mercados apresentou alta nesta quinta. A Bolsa de Hong Kong teve a sétima elevação consecutiva, liderada pelas empresas do setor energético por conta da alta nos preços do petróleo. O índice Hang Seng subiu 76,25 pontos, ou 0,4%, e terminou aos 20.138,40 pontos.

No Brasil, além da observação à ata do Copom, os investidores aguardam no decorrer do dia novidades da Petrobras, que realiza reunião de sua diretoria para discutir detalhes do seu plano de investimentos para o período 2010-2014. A ideia é levar o plano para aprovação na reunião do Conselho de Administração, marcada para amanhã, em São Paulo. O valor do plano de investimentos é um dos pontos principais para que a Petrobras defina o montante de sua capitalização, que vai ocorrer até o final de julho.

A OGX divulgou comunicado esta manhã informando que a descoberta de hidrocarbonetos anunciada em maio na seção santoniana do poço 1-OGX-11D-SPS, na Bacia de Santos, refere-se a uma acumulação de hidrocarbonetos líquidos e gás associado. Segundo a petroleira, a descoberta surpreendeu positivamente, apontando para uma maior atratividade do projeto.

Dólar

O dólar comercial operava em queda de 0,37% por volta de 14h10 desta quitna-feira, cotado a R$ 1,781 para venda.

 

(Com Agência Estado)

Leia tudo sobre: açõesBovespabolsamercadosEUAPetrobrasOGX

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG