Às 10h52, o Ibovespa avançava 0,80%, para 71.515 pontos; dólar abre em baixa, cotado a R$ 1,658

selo

Após a semana ter sido encurtada por feriados nos Estados Unidos, na segunda-feira, e no Brasil, ontem, a Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) retomou os negócios registrando ganhos na manhã desta terça-feira. Ontem, o Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA) sinalizou a possibilidade de uma rodada extra de estímulos à economia, o que atrai os investidores para ativos com maior risco, como as ações. Às 10h52 (horário de Brasília), o índice Bovespa (Ibovespa) avançava 0,80%, para 71.515 pontos.

No Brasil, o vencimento de opções sobre índice futuro hoje deve ser o pretexto para cravar novas máximas do Ibovespa à vista.

Ao mesmo tempo, a disputa que antecede o exercício de opções sobre ações, na semana que vem, deve aumentar a dose de volatilidade nos negócios. A opção é um contrato que confere ao portador o direito de compra ou venda de um ativo a um preço predeterminado. O vencimento de opções é a data de validade desses contratos. A partir do dia seguinte, o detentor da opção não pode mais exercê-la. Por isso, no dia de vencimento das opções e nos dias imediatamente anteriores, o movimento da Bolsa pode sofrer distorções, com os investidores atuando de forma tal que os preços das ações se aproximem daqueles valores que mais os favorecem quando a opção for exercida.

Ontem, enquanto o mercado brasileiro estava fechado, o Fed aliviou a tensão sobre os negócios ao redor do mundo ao afirmar que, apesar das surpreendentes melhoras da economia dos EUA, novas medidas são necessárias para acelerar o crescimento norte-americano. No último encontro do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc), em 21 de setembro, as discussões dos integrantes do Fed se concentraram na compra de mais Treasuries (títulos do Tesouro norte-americano) e em novas estratégias para elevar a inflação, se os preços permanecerem muito baixos e o desemprego, muito alto.

A disposição do Fed em salvar a economia dos EUA era o gatilho que faltava para sustentar os índices acionários em Nova York no azul desde ontem. As principais bolsas europeias também avançam hoje, desde cedo.

Este sinal positivo vindo do exterior deve ser replicado aqui, apesar da volatilidade. O mercado brasileiro retoma as atividades com gás extra devido ao vencimento de opções sobre o Ibovespa futuro, que ocorre ao longo do dia.

A disputa entre comprados e vendidos no mercado de derivativos tende a ser ainda mais acirrada hoje, diante da proximidade do vencimento de opções sobre ações na próxima segunda-feira, o que vem movimentando as ações de primeira linha desde a semana passada.

    Leia tudo sobre: bovespa
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.