No Brasil, o foco recai sobre a reunião do CNPE, na quarta-feira, que pode bater o martelo sobre a capitalização da Petrobras

selo

A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) tem apenas dois dias para tentar encerrar o mês de agosto no azul, mas a agenda econômica carregada desta semana, tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos, pode conter as tentativas de alta. A expectativa com o relatório de emprego (payroll) dos EUA em agosto, a ser divulgado na próxima sexta-feira, atrai as atenções. No Brasil, o foco recai sobre a reunião do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), na quarta-feira, que pode bater o martelo sobre a capitalização da Petrobras. No mesmo dia, entra em vigor a nova carteira teórica do índice Bovespa (Ibovespa). Às 10h17 (horário de Brasília), o Ibovespa recuava 0,48%, para 65.271 pontos. 

Depois de os mercados ressurgirem na última sexta-feira, amparados pela promessa do presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA), Ben Bernanke, de que irá "fazer o que for necessário" para evitar que a economia norte-americana volte a uma recessão, a Bovespa reduziu as perdas de agosto para 2,86%. Em 2010, no entanto, a Bolsa acumula queda de 4,38%. 

Os dados anunciados hoje sobre a economia norte-americana foram insuficientes para indicar quando o Fed poderá agir para reanimar a economia. Em julho, os gastos dos consumidores subiram 0,4%, em linha com o previsto, ao passo que a renda pessoal avançou 0,2%, levemente abaixo da previsão, de alta de 0,3%. O foco dos agentes é a delicada situação do emprego nos EUA, que deve registrar corte de 123 mil postos de trabalho em agosto, segundo estimativas dos analistas. 

No Brasil, a semana também promete ser movimentada. O destaque vai para a reunião do CNPE logo no primeiro dia de setembro, que contará com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. No encontro, deverá ser referendado o preço de US$ 8,50 para o barril que será cedido onerosamente pela União à Petrobras, no âmbito do processo de capitalização da estatal. 

No mesmo dia, o Comitê de Política Monetária (Copom) define a Selic (a taxa básica de juros da economia), que não deve trazer surpresas. Na quarta-feira, os investidores também assimilam a nova composição do Ibovespa para os últimos quatro meses do ano. Na sexta-feira, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulga ainda o Produto Interno Bruto (PIB) do segundo trimestre de 2010.

    Leia tudo sobre: bovespa
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.