Tamanho do texto

Copom e dados dos Estados Unidos devem ditar o rumo da bolsa na semana; dólar opera em queda

A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) opera em alta nesta segunda-feira, acompanhando os mercados europeus, que sobem apesar de notícias negativas na região. O Ibovespa, principal referência da Bolsa paulista, subia 0,48% às 11h40, para 62.640 pontos. Na última semana, o índice acumulou baixa de 1,81%.

O dia é fraco de indicadores no exterior e, por aqui, as atenções nesta semana se voltam para a reunião do Comitê de Política Monetária do Banco Central, que decidirá o rumo do juro básico brasileiro . O mercado espera um aumento de 0,50 ponto percentual a 0,75 ponto percentual, o que levará a Selic para 10,75% ou 11% ao ano.

Os investidores também seguem atentos aos balanços de empresas norte-americanas e dados das economias dos EUA e da China.

Na Ásia , os mercados fecharam em baixa refletindo notícias de sexta-feira, como a queda da confiança do consumidor dos Estados Unidos, que atingiu em julho o menor patamar dos últimos 11 meses.

Os mercados europeus estão em alta impulsionados por ações das mineradoras, que sobem com o aumento no preço dos metais no mercado internacional. Tensões em relação às economias da Turquia e da Irlanda, apesar de preocupantes, não estão ditando a direção dos índices da região.

Dólar

Por volta das 13 horas, o dólar comercial apontava alta de 0,28%, a R$ 1,787 na venda. A moeda não acompanha as bolsas de valores, commodities ou outras moedas. Quando esses ativos ganham valor, o usual é o dólar apontar para baixo, mas a moeda americana segue ganhando valor do real.

(Com agências)

    Leia tudo sobre: Bovespa
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.