Ásia e Europa também terminaram o dia com ganhos; já o dólar perdeu para o real pela terceira sessão seguida

Depois de iniciar os negócios em baixa, a Bolsa de Valores de São Paulo inverteu a trajetória ainda na primeira hora de negociação e fechou em alta de 0,48%, acompanhando o exterior. O Ibovespa, principal índice da bolsa, fechou aos 64.750 pontos - o maior nível desde 13 de maio (64.788) - e teve um volume financeiro acima da média, de R$ 7,910 bilhões. Na terça-feira, dia de jogo do Brasil na Copa do Mundo, marcado pelo baixo volume de negócios, o índice subiu 1,43%.

Na Ásia , os mercados financeiros da China, de Hong Kong e de Taiwan não operaram nesta quarta-feira em virtude de feriado. Nas demais bolsas asiáticas, os pregões fecharam em alta, seguindo a tendência observada na terça-feira na Europa e nos EUA.

Os mercados da Europa começaram o dia em alta moderada. No final dos negócios, o principal índice de ações da Europa fechou em leve alta , com ganhos de petrolíferas ofuscando a queda da Nokia depois que a maior fabricante mundial de celulares fez um alerta de lucros. Dados fracos sobre o setor imobiliário dos Estados Unidos também pesaram sobre o ânimo dos investidores. O FTSEurofirst subiu 0,12%, para 1.038 pontos.

Nos Estados Unidos, os principais índices não tinham um rumo definido por volta das 17h. Nasdaq operava estável, enquanto Dow Jones subia 0,05% e S&P 500 perdia 0,06%.

Por aqui, a Pesquisa Mensal do Comércio, elaborada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta queda de 3% no volume de vendas no varejo em abril , na comparação com o mês anterior. Para os economistas da Gradual Investimentos, a leitura preliminar dos dados do IBGE aponta para “o movimento esperado, mas numa intensidade maior que projetada”.

Dólar

A moeda norte-americana oscilou durante todo o dia e fechou em baixa pela terceira sessão seguida , cotado a R$ 1,790 na venda, queda de 0,16% em relação real.

(Com agências)

    Leia tudo sobre: Bovespa
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.