Publicidade
Publicidade - Super banner
Mercados
enhanced by Google
 

Bovespa cai nesta sexta; mas já acumula alta de 4,3% no mês

A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) chegou a testar os 70 mil pontos pelo quarto dia seguido, mas não resistiu e começou a perder força após a abertura do mercado americano. O Ibovespa fechou o dia em queda de 0,78%, aos 69.341 pontos. Ainda assim, o principal índice da Bolsa teve alta de 0,7% esta semana e já acumula ganho de 4,3% nas duas primeiras semanas de março.

iG São Paulo |

 

O giro financeiro do Ibovespa foi de R$ 5,8 bilhões nesta sexta-feira, em que a divulgação do índice de confiança do consumidor nos Estados Unidos foi o fator determinante para o Ibovespa, que abriu em alta, mudar de direção em alta - acompanhando o desempenho das bolsas americanas.

Os profissionais reagem aos dados preliminares divulgados pela Universidade de Michigan, que informou que a confiança do consumidor nos Estados Unidos caiu no começo deste mês. O indicador que mede esse sentimento ficou em 72,5 em março, ante os 73,6 de fevereiro. Alguns economistas previam melhora na leitura deste mês, para uma marca de 74.

Antes desses números, a Bolsa subia movida por números positivos na Europa e nos EUA. A produção industrial na Zona do Euro surpreendeu para cima em janeiro e o dado de dezembro foi revisado para melhor. Em janeiro houve expansão mensal de 1,7% (consenso era +0,7%), a maior em 20 anos, e o dado de dezembro foi revisado de -1,7% para +0,6%.

Nos EUA, as vendas no varejo registraram acréscimo de 0,3% em fevereiro, ante o mês anterior, com ajuste sazonal. O dado ficou acima das projeções, segundo o Banco Fator, que eram de queda mensal de 0,2%. Excluindo veículos se esperava uma leve alta mensal de 0,1%, e o Departamento do Comércio dos EUA apontou acréscimo de 0,8% no comércio varejista no mês passado.

Dólar

Pelo quarto pregão consecutivo, o dólar encerrou os negócios desta sexta-feira em queda frente ao real. A moeda norte-americana terminou o dia cotada a R$ 1,763 para venda, em desvalorização de 0,40%. Foi o menor patamar desde o dia 13 de janeiro. Na semana, o dólar teve perdas de 1,3%.

Mercados asiáticos

A maioria dos mercados da Ásia encerrou no campo negativo. As expectativas da adoção de medidas de aperto monetário por parte da China, após a alta acima das expectativas da inflação de fevereiro, dominaram o cenário nas bolsas da região nesta sexta-feira.

(*Com informações da Agência Estado e do Valor Online)

Leia mais sobre: mercados    

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG