Tamanho do texto

Principais bolsas da Europa e dos EUA também subiram mais de 1% animadas pela notícia do fim da recessão norte-americana

selo

A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) fechou a segunda-feira em alta, acompanhando as principais bolsas internacionais, animadas pela notícia de que a recessão nos Estados Unidos terminou em julho. O índice Bovespa (Ibovespa) subiu 1,64%, paara 68.190 pontos. O giro financeiro de R$ 9, 029 bilhões, mais intenso do que o habitual porque o dia foi de vencimento de opções.

No exterior, as principais bolsas dos EUA e da Europa também tiveram ganhos superiores a 1%. Entre os mercados norte-americanos, a Nasdaq subia 1,74%, o Dow Jones ganhava 1,37% e o S&P 500 tinha valorização de 1,52%.

Os investidores ficaram animados com a notícia de que a recessão dos EUA , iniciada em dezembro de 2007, terminou em junho de 2009. Na Europa, receios sobre a crise da dívida soberana da zona do euro diminuíram.

Por aqui, a capitalização da Petrobras continua monopolizando as atenções, sendo que, na próxima quinta-feira, serão conhecidos o preço por ação e a quantidade demandada por papéis da companhia, no âmbito da oferta da estatal. Os interessados em participar da oferta pública de ações da Petrobras têm até quarta-feira para reservar os papéis. Os atuais acionistas da estatal tiveram até o último 16 para garantir seu direito de preferência na operação, mas o pedido de reserva pode ser desfeito até o fechamento do livro de ofertas, que ocorre na quinta-feira, quando será fixado o preço por ação, com base na demanda efetiva.

Para operadores, a pressão vendedora sobre os papéis de Petrobras - verificada há uma semana, mas arrefecida nos últimos dias - pode voltar após o vencimento de opções sobre ações que ocorre hoje na Bolsa. A opção é um contrato que confere ao portador o direito de compra ou venda de um ativo a um preço predeterminado. O vencimento de opções é a data de validade desses contratos. A partir do dia seguinte, o detentor da opção não pode mais exercê-la. Por isso, no dia de vencimento das opções, o movimento da Bolsa pode sofrer distorções, com os investidores atuando de forma tal que os preços das ações se aproximem daqueles valores que mais os favorecem quando a opção for exercida.

 (Com agências)

    Leia tudo sobre: Bovespa
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.