Tamanho do texto

Bolsas da Europa fecham no menor nível em 3 semanas

LONDRES (Reuters) - As bolsas europeias fecharam em baixa nesta quarta-feira e terminaram a sessão no menor nível em três semanas, com as ações de varejistas em queda pressionadas por margens mais fracas que o esperado da Hennes & Mauritz (H&M). O setor bancário também recuou.

O índice FTSEurofirst 300, que reúne as principais ações europeias, terminou o dia com desvalorização de 0,52 por cento, a 1.065 pontos, em seu terceiro pregão no vermelho.

"Os mercados estão dando uma pausa para respirar... Se o dado do PIB dos Estados Unidos amanhã (quinta-feira) vier fraco, poderemos ver uma situação que pode ser interpretada como positiva por aumentar a chance de 'quantative easing'", disse o estrategista da CMC Markets, James Hughes, referindo-se à possibilidade de o Federal Reserve injetar dinheiro diretamente na economia recomprando títulos públicos.

As ações da H&M recuaram 6,5 por cento, após as fracas margens reportadas pela empresa levantarem preocupações acerca de mais pressões de custos nos próximos meses sobre o setor varejista. O índice STOXX Europe 600 de varejistas teve perda de 1,31 por cento.

Ajudando a conter as perdas no mercado acionário, os papéis da Beiersdorf subiram mais de 10 por cento, depois que a Procter & Gamble's foi mencionada como interessada em comprar a fabricante dos cremes Nivea. A companhia alemã, contudo, disse desconhecer o interesse da P&G.

Em LONDRES, o índice Financial Times fechou em baixa de 0,16 por cento, a 5.569 pontos.

Em FRANKFURT, o índice DAX caiu 0,46 por cento, para 6.246 pontos.

Em PARIS, o índice CAC-40 recuou 0,67 por cento, para 3.737 pontos.

Em MILÃO, o índice Ftse/Mib encerrou com variação negativa de 0,82 por cento, a 20.372 pontos.

Em MADRI, o índice Ibex-35 registrou perda de 0,98 por cento, para 10.486 pontos.

Em LISBOA, o índice PSI20 teve oscilação positiva de 0,04 por cento, a 7.476 pontos.

(Reportagem de Harpreet Bhal)

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.