Publicidade
Publicidade - Super banner
Mercados
enhanced by Google
 

Bolsas da Europa fecham em alta com ajuda do petróleo

Petróleo e resultado do setor de serviços na zona do euro impulsionaram os ganhos nas bolsas da Europa nesta quinta-feira

Reuters |

As bolsas da Europa fecharam em alta nesta quinta-feira, com o principal índice do continente na máxima em duas semanas, com ações de companhias de petróleo liderando os ganhos em meio à alta da commodity, além de crescimento do setor de serviços da zona do euro.

O FTSEurofirst 300 subiu 1,28%, a 1.016 pontos, o maior patamar desde o dia 18 de maio. O índice, porém, segue mais de 8% abaixo do pico de meados de abril, com as preocupações sobre os efeitos da crise da dívida de países europeus na recuperação econômica global.

"É um rali de alívio..após esses dias e semanas horríveis com a tragédia Grega e europeia", disse Franz Wenzel, estrategista na AXA Investment Managers, em Paris.

"Mas não vemos nenhuma melhor, econômica ou em termos de valor. Esperamos que as ações operem dentro de um intervalo. Para as ações europeias voltarem à tendência ascendente, temos que ver uma coerência política, o que não está em vista."

As ações de empresas de energia estiveram entre as maiores altas, com os preços do petróleo valorizando-se após o relatório dos estoques do óleo do governo dos Estados Unidos mostrar uma queda acima do esperado na semana passada.

BG, Royal Dutch Shell, Total e ENI subiram entre 1,6% e 3,1%.

Dados na Europa também mostraram que o setor de serviços da zona do euro continuou crescendo em maio, segundo dados revisados divulgados nesta quinta-feira. O índice Markit sobre essa atividade subiu para 56,2 maio ante 55,6 em abril e superior à leitura preliminar .

Em Londres, o índice Financial Times fechou em alta de 1,16%, a 5.211 pontos.

Em Frankfurt, o índice DAX avançou 1,23%, a 6.054 pontos.

Em Paris, o índice CAC-40 ganhou 1,59%, a 3.557 pontos.

Em Milão, o índice Ftse/Mib valorizou-se 1,51%, para 19.473 pontos.

Em Madri, o índice Ibex-35 subiu 0,09%, para 9.276 pontos.

Em Lisboa, o índice PSI20 elevou-se em 1,08%, para 7.131 pontos.

Leia tudo sobre: bolsas

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG