Mercados têm fechamento fraco, acompanhando Wall Street

Os mercados da Ásia, num reflexo de Wall Street, tiveram um fechamento desanimado nesta quinta-feira. Não houve tendência definida na região, com fatores internos predominando nas bolsas.

A Bolsa de Hong Kong fechou em baixa, revertendo os ganhos da abertura do pregão. O índice Hang Seng caiu 123,12 pontos, ou 0,6%, e terminou aos 20.733,49 pontos.

A Bolsa de Xangai, na China, apresentou ligeira queda por causa das preocupações sobre as perspectivas das exportações, após o governo chinês reduzir a taxa da exportação de alguns produtos siderúrgicos. O índice Xangai Composto caiu 0,1% e encerrou aos 2.566,75 pontos. Por sua vez, o índice Shenzhen Composto subiu 0,2% e terminou aos 1.047,23 pontos.

O yuan voltou a apresentar valorização moderada em relação ao dólar, revertendo as perdas da sessão da manhã, devido à forte demanda da moeda chinesa pelos bancos. No mercado de balcão, o dólar fechou cotado em 6,7997 yuans, de 6,8124 yuans do fechamento de quarta-feira.

Com os investidores andando de lado, a Bolsa de Taipé, em Taiwan, teve pequena elevação. O índice Taiwan Weighted subiu 0,1% e fechou aos 7.589,89 pontos.

Na Coreia do Sul, o governo elevou sua previsão de crescimento do PIB neste ano, de 5% para 5,8%. A revisão puxou para cima o índice Kospi da Bolsa de Seul, que avançou 0,8% e fechou aos 1.739,87 pontos, apoiado nos setores bancário e de construção.

Já a Bolsa de Sydney, na Austrália, não resistiu ao fraco desempenho das bolsas de Nova York e à queda na venda de imóveis novos nos EUA, divulgada ontem. O mercado australiano sofreu sua terceira baixa consecutiva e atingiu a mínima de oito dias. O índice S&P/ASX 200 recuou 0,1% e fechou aos 4.479,7 pontos.

O índice PSE da Bolsa de Manila, nas Filipinas, baixou 0,3% e fechou aos 3.333,97 pontos.

A Bolsa de Cingapura teve baixa, em renovadas preocupações sobre o estado da economia global depois de um moderado comunicado do Comitê de Política Monetária do Federal Reserve dos EUA. O índice Straits Times caiu 0,8% e fechou aos 2.847,61 pontos.

O índice composto da Bolsa de Jacarta, na Indonésia, cedeu 0,4% e fechou aos 2.914,09 pontos, em razão de realizações de lucros após três sessões de alta.

O índice SET da Bolsa de Bangcoc, na Tailândia, perdeu 1,7% e fechou aos 793,19 pontos, seguindo as fracas aberturas nos mercados europeus e a baixa no mercado futuro americano nas últimas horas.

O índice composto de cem blue chips da Bolsa de Kuala Lumpur, na Malásia, recuou 0,3% e fechou aos 1.325,87 pontos, com os investidores de lado na ausência de fatores de estímulo. As informações são da Dow Jones.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.