Tamanho do texto

O Ibovespa subiu 2,17% nesta quarta-feira, cotado em 67.284 pontos. A valorização faz com que o índice retorne ao nível mais alto desde 20 de janeiro, quando encerrou em 68.200 pontos, e também segue-se a uma semana anterior positiva. Apesar da queda de 0,41% na sexta-feira, o índice garantiu valorização semanal de 4,93%, o que representa a melhor semana do ano.

A praça paulista acompanha otimismo global nessa quarta-feira. Além disso, os investidores voltaram do feriado de Carnaval e ajustaram posições, pois os preços estavam defasados depois de dois dias sem pregão. Em Nova York, o Dow Jones ganhava 0,35% às 18h05 e o Nasdaq avançava também 0,35%.

Hoje foi divulgada a produção industrial em janeiro nos Estados Unidos, que subiu 0,9%, informou o Federal Reserve (Fed, banco central norte-americano). Os economistas esperavam aumento de 0,8%. O crescimento da produção em dezembro foi revisado para 0,7%, de 0,6% informado originalmente. A taxa da utilização da capacidade instalada subiu para 72,6%, em linha com o esperado pelos economistas.

Foi divulgada à tarde a ata do Federal Reserve (Fed), banco central americano. O documento mostra falta de consenso entre os membros do colegiado sobre a retirada dos planos de estímulos. Parte deles se mostra impaciente e quer que o Fed venda logo os ativos que tem em carteiras, como títulos imobiliários, enquanto outro grupo teme que, se tal atitude se mostrar precipitada, pode prejudicar o ritmo de recuperação da economia.

Falta consenso também quanto à forma de encarar os preços. Parte do grupo ainda teme deflação, enquanto outra parcela está preocupada com um risco de alta nos preços. O comitê também mostrou que segue trabalhando com um moderado ritmo de crescimento com um fraco mercado de trabalho.

Europa


Os mercados acionários da Europa registraram nova sessão de ganhos. As ações de bancos e certo alívio nas preocupações com a situação fiscal da Grécia contribuíram para o fechamento dos negócios no campo positivo nesta jornada.

Em Londres, o FTSE-100 subiu 0,62%, para 5.276,64 pontos. O CAC-40, de Paris, somou 3.725,21 pontos, com elevação de 1,53%. O DAX, de Frankfurt, registrou elevação de 1,01%, para 5.648,34 pontos. Um dia antes, esses três indicadores avançaram mais de 1%.

Ásia

Os mercados da Ásia viveram mais um dia de otimismo. Nesta quarta-feira, as bolsas da região fecharam no campo positivo, novamente estimuladas pelas boas notícias vindas de Wall Street e pela redução das preocupações sobre a crise de crédito da Europa.

Dólar

O dólar encerrou os negócios desta quarta-feira em queda, na volta do feriado prolongado de Carnaval. A moeda norte-americana fechou o dia cotada a R$ 1,832 para venda, em desvalorização de 1,67% frente ao real.

(com Valor Online)

Leia mais sobre: mercados

    Leia tudo sobre: bovespa
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.