O índice Nikkei 225 perdeu 158,72 pontos, ou 1,6%, e fechou aos 9.537,30 pontos

selo

A Bolsa de Tóquio fechou em queda depois que o dólar recuou para uma mínima de oito meses diante do iene, anulando o efeito positivo provocado pelos bons resultados da Sony, da Panasonic e de outras companhias famosas. O índice Nikkei 225 perdeu 158,72 pontos, ou 1,6%, e fechou aos 9.537,30 pontos. O índice acumulou alta de 1,1% na semana e fechou o mês com um ganho de 1,6%. No ano, porém, o Nikkei exibe queda de 9,6%.

O mercado já abriu em baixa, sob influência das bolsas estrangeiras e da crescente preocupação com a saúde da economia dos EUA, em antecipação ao anúncio dos dados do PIB norte-americano no segundo trimestre, que saem nesta sexta-feira, e do mercado de trabalho em julho, previstos para a próxima semana.

"O fluxo contínuo de balanços robustos está sendo contrabalançado pelo temor de que a recuperação econômica dos EUA esteja se aplainando", descreveu o presidente da Investrust, Hiroyuki Fukunaga. "Até que o iene pare de subir, será muito difícil projetar a perspectiva para as empresas japonesas", acrescentou Hideki Horikawa, analista da Himawari Securities. As informações são da Dow Jones

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.