O mercado norte-americano de ações voltou a fechar em queda, com os índices Dow Jones, Nasdaq e S&P-500 chegando ao fim do dia nos níveis mais baixos em oito meses

O mercado norte-americano de ações voltou a fechar em queda, com os índices Dow Jones, Nasdaq e S&P-500 chegando ao fim do dia nos níveis mais baixos em oito meses. O Dow Jones teve seu sexto dia consecutivo de quedas, o que não acontecia desde janeiro, e fechou no nível mais baixo desde 30 de outubro de 2009. O Nasdaq fechou no nível mais baixo desde 4 de novembro do ano passado e o S&P-500 no nível mais baixo desde 2 de outubro de 2009.

A mínima do S&P-500 durante as negociações hoje foi em 1.010,91 pontos, nível mais baixo desde 4 de setembro do ano passado; o índice quase rompeu o nível de suporte de 1.010 pontos e, caso isso acontecesse, o movimento de vendas teria se intensificado.

A queda aconteceu em reação a indicadores: as vendas pendentes de imóveis residenciais usados nos EUA caíram 30% em maio, primeiro mês depois de removido o rebate de impostos para compradores de casa própria adotado no ano passado; o índice de atividade industrial dos gerentes de compras (ISM) de junho ficou abaixo das previsões e o número de pedidos de auxílio-desemprego feitos na semana passada superou as expectativas. Na China, o índice de atividade industrial dos gerentes de compras também ficou abaixo das previsões.

"Temos um mercado nervoso e os indicadores econômicos fracos não estão contribuindo para uma melhora da confiança. Neste momento, parece que as medidas de ajuda do governo provavelmente ajudaram o mercado mais do que as pessoas previam. Olhando para o quadro como um todo, combinando tudo com o que tem acontecido na Europa e vendo desacelerações em duas das regiões onde havia mais otimismo, os EUA e a China, não há muitos lugares para ir", comentou Jay Wong, gerente de carteira de ações da Payden & Rygel.

Das 30 componentes do Dow Jones, 24 ações fecharam em queda; os destaques negativos foram as ações do setor financeiro (Bank of America -2,44%, JPMorgan Chase -1,31%) e as da General Electric (-2,08%).

O índice Dow Jones fechou em queda de 41,49 pontos (-0,42%), em 9.732,53 pontos. O Nasdaq fechou em queda de 7,88 pontos (-0,37%), em 2.101,36 pontos. O S&P-500 fechou em baixa de 3,34 pontos (-0,32%), em 1.027,37 pontos. As informações são da Dow Jones.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.