O mercado norte-americano de ações fechou em queda pelo segundo dia consecutivo

selo

O mercado norte-americano de ações fechou em queda pelo segundo dia consecutivo. O mercado reagiu aos indicadores econômicos fracos divulgados na Europa, entre eles os índices de atividade dos gerentes de compras na zona do euro, da Alemanha e da França, que ficaram abaixo das previsões, e o PIB da Irlanda no segundo trimestre, que surpreendeu negativamente com uma contração de 1,2%. O número de pedidos de auxílio-desemprego feitos nos EUA também cresceu mais do que se previa na semana passada. O mercado ignorou indicadores norte-americanos positivos, como o índice dos indicadores antecedentes da Conference Board e as vendas de imóveis residenciais usados.

Os principais índices oscilaram várias vezes entre os territórios positivo e negativo até o meio da tarde, quando o sentimento negativo prevaleceu, depois de Paul Volcker, ex-presidente do Federal Reserve (Fed, banco central americano) e atual conselheiro da Casa Branca, dizer, durante a conferência bancária internacional do Fed de Chicago, que o mercado de hipotecas está "absolutamente quebrado".

Das 30 componentes do índice Dow Jones, 26 fecharam em queda; as exceções foram Alcoa (+0,34%), Caterpillar (+0,11%), Hewlett-Packard (+1,52%) e Travelers (+0,13%). Os destaques negativos foram Disney (-2,56%), General Electric (-2,18%), JPMorgan Chase (-2,10%) e Boeing (-1,96%).

As ações do Goldman Sachs caíram 2,13% e as do Citigroup recuaram 2,06%, depois da declaração de Volcker e de o Bank of America reduzir sua previsão de lucros; as ações do Bank of America recuaram 1,86%. No setor de tecnologia, as ações da Apple subiram 0,41%; com isso, ela tornou-se a segunda maior empresa do mundo em valor de mercado, ultrapassando a PetroChina e ficando atrás apenas da ExxonMobil.

As ações da Nike, do setor de artigos desportivos, subiram 0,47%; a empresa divulgaria resultados do trimestre junho/agosto depois do fechamento. No setor de mídia, as ações do Washington Post subiram 4,31%, depois de a empresa anunciar um programa de recompra de ações.

O índice Dow Jones fechou em queda de 76,89 pontos (-0,72%), em 10.662,42 pontos. O Nasdaq fechou em queda de 7,47 pontos (-0,32%), em 2.327,08 pontos. O S&P-500 fechou em baixa de 9,45 pontos (-0,83%), em 1.124,83 pontos. As informações são da Dow Jones.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.