A instituição pagará juros de 4,2% ao ano, equivalentes a prêmio de 200 pontos-base sobre os Mid-Swaps

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) concluiu a captação de 750 milhões de euros em títulos no mercado internacional, com vencimento em setembro de 2017. A instituição pagará juros de 4,2% ao ano, equivalentes a prêmio de 200 pontos-base sobre os Mid-Swaps (principal referência para o mercado de euros).

"Trata-se da remuneração mais baixa paga pelo BNDES em todas as emissões no mercado internacional e também do mais baixo custo de uma emissão brasileira no mercado de euros", diz a nota divulgada pelo banco de fomento. A operação foi coordenada pelos bancos BNP Paribas, Credit Suisse e Deutsche Bank e contou ainda com o Banco do Brasil como agente de distribuição. Os recursos vão compor o orçamento do BNDES. A operação, concluída na semana passada, foi a primeira captação do BNDES em euros nos últimos 10 anos.

O banco ressaltou que a demanda foi "muito superior" ao valor oferecido ao mercado, de 750 milhões de euros, e mais de 175 investidores participaram do processo de formação de preço do papel, que ultrapassou 2 bilhões em ordens. "A elevada demanda viabilizou uma grande pulverização dos títulos para compradores de diversos países, com destaque para os europeus, e com perfil de investimento de longo prazo", acrescenta a nota da BNDES.

Para o banco de fomento, o sucesso da operação pode abrir caminhos para a captação de outros emissores brasileiros no mercado de euros.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.