Publicidade
Publicidade - Super banner
Mercados
enhanced by Google
 

BB está perto de fechar aquisição nos EUA

O Banco do Brasil (BB) está na fase final do processo para comprar uma instituição financeira nos Estados Unidos

AE |

selo

O Banco do Brasil (BB) está na fase final do processo para comprar uma instituição financeira nos Estados Unidos. Depois de analisar dez opções, o banco brasileiro reduziu a lista para três nomes: dois estão na região de Nova York/Nova Jersey e um na Flórida. As duas localidades concentram a maior parte da colônia brasileira no país, que chega a 1,5 milhão de pessoas.

“Pretendemos definir a escolha ainda neste mês”, afirmou o vice-presidente de Negócios Internacionais e Atacado do BB, Allan Toledo. “A ideia é tentar fazer o mais rapidamente possível.” O executivo observou, no entanto, que se trata de uma negociação complexa.

Após a explosão da crise financeira, em setembro de 2008, cerca de 700 bancos foram colocados à venda nos Estados Unidos. O BB fez uma pré-seleção até chegar aos 10 nomes iniciais e, depois, aos três que analisa hoje.

A partir de 2009, o banco estatal implementou uma agenda de internacionalização. Em abril deste ano, anunciou a compra do argentino Patagonia. Em agosto, ao lado do Bradesco e do português Banco Espírito Santo (BES), divulgou a intenção de expandir-se no continente africano, em países como Angola e Cabo Verde.

Também em abril, o BB recebeu autorização do Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA) para atuar no país como banco comercial. A partir daí, intensificou a busca por uma instituição financeira americana.

Toledo explicou que a intenção do BB é atuar como banco de varejo, com foco não só nos potenciais clientes brasileiros, mas sul-americanos em geral.

“O objetivo é conquistar 400 mil contas em um prazo de cinco anos”, afirmou. No Japão, 15% da clientela do BB é de sul-americanos. No país asiático, o banco oferece atendimento de varejo, cartão de crédito, poupança e serviços de remessa de recursos para o exterior. O público potencial no Japão é de 280 mil brasileiros que lá vivem. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Leia tudo sobre: NOTICIA

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG