Publicidade
Publicidade - Super banner
Mercados
enhanced by Google
 

Aversão a risco faz Bolsa de NY fechar em queda forte

O mercado norte-americano de ações fechou em queda forte, com a intensificação dos temores sobre a perspectiva da economia

AE |

O mercado norte-americano de ações fechou em queda forte, com a intensificação dos temores sobre a perspectiva da economia. Investidores venderam ações e buscaram ativos considerados como de menor risco, como os títulos do Tesouro dos EUA e o ouro. "Sem dúvida, estamos vendo uma fuga para a qualidade. As pessoas estão muito nervosas", disse Andrew Neale, gerente de carteira da Fogel Neale Partners.

Os gatilhos para o movimento de vendas foram a revisão para baixo do índice dos indicadores antecedentes da China em abril e o índice de confiança do consumidor dos EUA em junho, que ficou abaixo das previsões. "Foi uma sequência de dois golpes para o mercado, e temos agora uma grande corrida para longe do risco. É uma preocupação sobre se a recuperação econômica mundial vai continuar ou vai descarrilar, por causa de uma desaceleração na China ou por causa da crise da dívida europeia", disse Adam Sarhan, da Sarhan Capital.

O índice Dow Jones chegou a cair 326 pontos; embora tenha acontecido uma recuperação parcial no fim do pregão, ele fechou abaixo dos 10 mil pontos e no segundo nível mais baixo deste ano; em pontos, a queda do Dow foi a maior desde 4 de junho. Todas as 30 componentes do índice caíram e os destaques negativos foram as ações de empresas que obtêm boa parte de suas receitas no exterior, como Boeing (-6,33%), Alcoa (-6,26%) e Caterpillar (-5,51%).

O Nasdaq teve sua maior queda em pontos desde 20 de maio e fechou no nível mais baixo desde 8 de fevereiro.

O S&P-500 rompeu o nível técnico de 1.040,78 pontos e fechou no nível mais baixo desde 30 de outubro de 2009. Somente uma das 500 componentes do índice fechou em alta (Zimmer Holdings, fabricante de artigos ortopédicos, com alta de 0,1% após elevação de recomendação pelo Goldman Sachs).

O índice Dow Jones fechou em queda de 268,22 pontos (-2,65%), em 9.870,30 pontos. O Nasdaq fechou em queda de 85,47 pontos (-3,85%), em 2.135,18 pontos. O S&P-500 fechou em queda de 33,33 pontos (-3,10%), em 1.041,24 pontos. As informações são da Dow Jones.

Leia tudo sobre: ECONOMICO-ECONOMIA

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG