Banco deve precisar levantar 7,4 bilhões de euros até o fim deste ano para alcançar suas metas

O Estado irlandês pode precisar injetar mais de 18 bilhões de euros no Anglo Irish Bank (AIB), disse hoje ministro das Finanças do país, Brian Lenihan. Ao comentar a necessidade de novo capital dos bancos da Irlanda, ele disse que o governo forneceu 8,3 bilhões de euros ao AIB nesta semana, mas a instituição pode necessitar mais recursos para fazer frente às perdas. A projeção mais atual envolve 10 bilhões de euros, mas existem incertezas com relação à cifra.

O ministro sustentou que o banco deve precisar levantar 7,4 bilhões de euros até o fim deste ano para alcançar suas metas e que começou a se desfazer de ativos na Polônia, Estados Unidos e Inglaterra com esse fim. Apesar disso, ressalvou, o Estado terá uma participação no AIB.

O Banco da Irlanda precisará de 2,7 bilhões de euros em dinheiro novo, mas Lenihan espera que esses recursos possam ser provenientes de fontes privadas.

A autoridade reguladora financeira da Irlanda estipulou que os bancos precisam alcançar um nível de 8% de "core capital" Tier 1 (capital de nível 1, que no Brasil é o patrimônio de referência do banco) até o fim do ano e que isso deve ser atendido considerando todas as perdas futuras.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.