Publicidade
Publicidade - Super banner
Mercados
enhanced by Google
 

Alta do iene atinge Nikkei e mercados asiáticos recuam

Bolsa de Tóquio fecha em baixa de 2,2% após iene atingir máxima em 15 anos

Reuters |

 

As bolsas de valores da Ásia caíram nesta quarta-feira, com os grandes exportadores do Japão registrando as maiores perdas diante da alta do iene para nova máxima em 15 anos.

A bolsa de Tóquio encerrou em baixa de 2,2%, com os setores de equipamentos elétricos, varejo e veículos tendo os maiores pesos sobre o índice Nikkei.

A Honda caiu 2,9% e a empresa de chips Advantest recuou 4,2% depois que o iene foi negociado a 83,66, perto do maior patamar em 15 anos, de 83,51, atingido na terça-feira.

"O dólar caindo abaixo de 84 ienes neutralizou completamente qualquer força positiva gerada pelo salto nas encomendas de máquinas", disse Masayoshi Okamoto, da Jujiya Securities.

O índice MSCI que reúne bolsas da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão registrava queda de 0,54% às 7h33 (horário de Brasília).

Preocupações sobre os bancos europeus ressurgiram na terça-feira quando o Wall Street Journal publicou que algumas grandes instituições subavaliaram ativos de dívidas potencialmente arriscadas de governos durante os "testes de estresse" realizados para avaliar a capacidade dos bancos de enfrentar crises.

A Irlanda adicionou nervosismo ao ampliar garantias para dívidas de curto prazo de bancos em meio a temores sobre escalada do custo de recuperação do nacionalizado Anglo Irish.

"Os investidores se mantêm claramente preocupados sobre o peso das dívidas soberanas de uma série de nações periféricas da zona do euro e, como resultado, ainda têm interesse em reduzir suas exposições ao euro", afirma o BNY Mellon em nota. "Por outro lado, eles também têm pouca fé no cenário econômico dos Estados Unidos e estão reduzindo exposições de maneira contínua."

A bolsa de Xangai encerrou em baixa de 0,11%, Seul teve queda de 0,48%, Hong Kong caiu em 1,46% e Taiwan perdeu 0,42%.

O mercado em Sydney teve queda de 0,79% e Cingapura caiu 0,81%.

 

Leia tudo sobre: BOLSAASIAFECHAmercadosasiáticosações

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG