Principais indicadores registram perdas nesta sexta-feira, mesmo com notícia de que líderes europeus acertaram as bases para uma supervisão bancária do Banco Central Europeu

A Bolsa de Valores de São Paulo opera em baixa nesta sexta-feira, afetada pelo mau humor que reina nos mercados internacionais, apesar da notícia de que os líderes da União Europeia concordaram com a supervisão bancária pelo Banco Central Europeu (BCE). Por volta de 11h40, o Ibovespa tinha queda de 0,92%, cotado a 59.181 pontos.

A aversão ao risco se refletia também nos indicadores internacionais. As bolsas de Nova York, no mesmo horário, também operavam em baixa. O Dow Jones caía 0,76%, enquanto o S&P 500 tinha baixa de 0,55%, e a Nasdaq perdia 0,74%. Na Europa, o pessimismo dominava os principais mercados. O FTSE 100, de Londres, perdia 0,27%, enquanto o francês CAC 40 desvalorizava 0,61%, e o DAX, de Frankfurt, caía 0,67%. Em Madri, o Ibex 35 registrava forte perda de 1,74%, e o italiano MIB tinha queda de 1,58%.

MaisEm meio à crise, parte da Europa prospera com crescimento e baixa dívida

Nesta sexta, os líderes europeus decidiram que um único supervisor será responsável por inspecionar os bancos da zona do euro a partir do ano que vem. A criação dessa união bancária efetiva é considerada pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) e por economistas como um componente determinante para superar a crise de três anos da zona do euro.

Pouco depois dessa notícia positiva os bancos espanhóis receberam um balde de água fria, após a chanceler alemã, Angela Merkel, descartar a possibilidade de as instituições pedirem, retroativamente, uma recapitalização direta pelo Mecanismo de Estabilidade Europeu .

Entre as principais altas do Ibovespa, as ações da B2W subiam 1,62%, enquanto os papéis da CTEEP tinham alta de 1,52%, os da Cetip avançava 1,29%, os da Eletrobras valorizava 0,83%, e os da Braskem subiam 0,78%. Já as maiores perdas eram registradas pelas ações da Hering, com queda de 5,45%; da Usiminas, com desvalorização de 2,86%, mesmo percentual de queda dos papéis da DASA.  As ações da Gafisa caíam 2,85%, e as da Vanguarda Agro, 2,78%.

    Leia tudo sobre: Bovespa
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.