Ibovespa opera em leve alta nesta quarta-feira

Otimismo no exterior com notícias vindas da Europa ajuda a impulsionar a Bolsa; por volta de 10h55, o Ibovespa subia 0,35%, a 59.950 pontos

iG São Paulo |

O principal indicador da Bolsa de Valores de São Paulo opera em alta nesta quarta-feira, em meio a notícias otimistas no exterior, e um pregão antes da divulgação do PIB da China, previsto para estar noite. Por volta de 10h55, o Ibovespa subia 0,35%, a 59.950 pontos. 

A manhã foi marcada pela divulgação de uma série de indicadores na Europa, entre eles a taxa de desemprego do Reino Unido, que caiu para 7,9% em agosto, contra os 8,1% na medição anterior. Em Portugal, o Tesouro conseguiu emitir 1,85 bilhão de euros em títulos da dívida a três, seis e doze meses, com juros menores do que no meio do ano.

Ao mesmo tempo, a agência de classificação de risco Moody's confirmou o rating dos bônus do governo da Espanha em Baa3, com perspectiva negativa. Segundo a agência, o risco de o emissor soberano espanhol perder acesso ao mercado foi materialmente reduzido com a disposição do Banco Central Espanhol (BCE) de realizar compras diretas de bônus governamentais espanhóis para conter sua volatilidade.

MaisBolsas da Europa operam em alta. Mercado asiático fecha no positivo

No cenário doméstico, as ações da OSX registram forte alta nesta quarta-feira, após o estaleiro de Eike Batista ter anunciado aumento de capital de até US$ 1 bilhão. Há pouco, as ações da companhia disparavam 8,01%. Entre as maiores altas do Ibovespa estavam os papéis da Vanguarda Agro, com alta de 2,86%, seguida pelas ações da incorporadora Brookfield, com avanço de 2,31%, da Natura, com valorização de 1,73%, as ordinárias da Vale, com ganho de 1,54%, e da Bradespar, com alta de 1,53%.

No sentido inverso, os papéis da Gol tinham queda de 0,95%, enquanto a Copel caía 0,88%, mesmo percentual da JBS, a Sabesp registrava desvalorização de 0,86%, enquanto a Embraer perdia 0,84%.

No cenário externo, as bolsas de Nova York oscilavam nesta quarta-feira. O Dow Jones caía 0,29%, enquanto o S&P 500 tinha leve alta de 0,01%, e a Nasdaq perdia 0,17%. 

Na Europa, a maioria dos indicadores registrava alta. Em Londres, o FTSE 100 subia 0,47%, e, em Paris, o CAC 40 avançava 0,14%. Em Frankfurt, o DAX tinha leve queda de 0,05%, e o espanhol Ibex 35 subia 1,24%. Em Milão, o MIB avançava 0,88%.

Leia tudo sobre: Bovespamercado de capitaisOSXaçõescrise econômica

Notícias Relacionadas


    Mais destaques

    Destaques da home iG