Bovespa opera em baixa nesta segunda-feira

Vencimento de opções pressiona o principal indicador da Bolsa brasileira; por volta de 12h, o Ibovespa tinha queda de 0,24%, aos 59.020 pontos

iG São Paulo |

A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) opera em baixa nesta segunda-feira, à espera do vencimento de opções e do vencimento do índice futuro, que sempre acabam influenciando o comportamento dos mercados. Por volta de 12h, o Ibovespa tinha queda de 0,24%, aos 59.020 pontos. O volume financeiro negociado era de R$ 2,78 bilhões.

Segundo Marcio Cardoso, sócio-diretor da Título Corretora, o fator que mais deve pesar sobre a bolsa nesta segunda-feira são o vencimento de opções e o vencimento do índice futuro. "Isso tem impacto por causa das posições assumidas pelos investidores e pela briga ao redor de determinados preços de papéis com grande liquidez, como Petrobras, Vale e OGX", explica.

MaisPolíticas monetárias dos EUA não prejudicam emergentes, diz presidente do Fed

Ao longo da semana, a Bovespa deve reagir a algumas notícias externas, como o Produto Interno Bruto da China, previsto para ser divulgado na quarta-feira. Outros dados que devem influenciar os mercados são os referentes à produção industrial dos Estados Unidos, nesta terça, e de vendas de varejo no Reino Unido e da China.

Na quinta-feira tem início uma reunião da União Europeia, em Bruxelas, na qual pode ser anunciado um acordo sobre o novo pacote de medidas de austeridade da Grécia com seus credores. O país negocia com a UE, o Banco Central Europeu (BCE) e o FMI para chegar a um acordo sobre uma nova série de medidas para reduzir a sua dívida e quanto a reformas, em troca da próxima parcela de empréstimo que pode ajudar a salvar a nação endividada.

TambémFoco da Petrobras é paridade com preços internacionais

No mercado externo, as bolsas de Nova York oscilam nesta segunda. Há pouco, o Dow Jones subia 0,10%, enquanto o S&P 500 caía 0,03% e a Nasdaq tinha baixa de 0,14%. Na Europa, os principais indicadores operavam em alta, com exceção do indicador Ibex 35, da bolsa de Madri, que tinha baixa de 0,28%. O FTSE 100, de Londres, subia 0,11%, enquanto o CAC 40, de Paris, ganhava 0,69%. O DAX, de Frankfurt, tinha leve alta de 0,14%, enquanto o italiano MIB avançava 0,22%.

Notícias Relacionadas


    Mais destaques

    Destaques da home iG