Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Mercados: Queda do petróleo elevou as ações em Nova York na sexta-feira

SÃO PAULO - As bolsas norte-americanas fecharam em alta na sexta-feira, com o recuo do preços do petróleo e dados melhores do que o esperado da confiança do consumidor e do setor imobiliário amenizando as preocupações sobre o setor bancário.

Valor Online |

O índice Dow Jones teve alta de 0,19%, para 11.370 pontos. O Standard & Poor´s 500 subiu 0,42%, a 1.257 pontos. O Nasdaq avançou 1,33%, a 2.310 pontos.

A alta do Nasdaq foi influenciada pela elevação da perspectiva da Juniper Networks para o ano por conta da grande demanda por equipamentos de rede. O movimento, que impulsionou as ações da Juniper em mais de 17,7%, sugere força nas empresas de internet.

Já a nova queda nos preços do petróleo, somando-se às fortes baixas da últimas semanas, foi bem-recebida por investidores de companhias aéreas e de indústrias.

Os papéis de construtoras subiram após dados de novas moradias ficarem acima do esperado, fornecendo uma esperança sobre o setor imobiliário do país. Grandes manufatureiros, incluindo a United Technologies, subiram após um relatório mostrar uma inesperada alta nas encomendas de bens duráveis.

Nós temos a queda do petróleo, indicadores econômicos melhores do que o esperado e ainda não subimos muito , disse Al Kugel, estrategista chefe de investimento da Atlantic Trust. Uma coisa que está amortecendo os efeitos é o setor financeiro que ainda não está muito bem. Todo mundo está se perguntando quantas más notícias ainda estão por aí.

No mercado europeu, o principal índice de ações da região fechou em leve baixa na sexta-feira, depois que uma série de dados surpreendentemente positivos nos Estados Unidos não conseguiu ofuscar o alerta de lucros da Munich Re, que abalou os papéis de seguradoras.

No lado positivo, a Danone subiu 7,7% após melhorar a meta de margem operacional em 2008 e confirmar o panorama de vendas e crescimento do lucro em 2008. De acordo com dados preliminares, o índice FTSEurofirst 300 caiu 0,09%, a 1.169 pontos, após ceder mais de 1% durante a sessão.

No final do pregão, indicadores melhores que o esperado nos EUA tranquilizaram os investidores. O embarque dos principais bens duráveis aumentou pelo quarto mês seguido, sinalizando a resistência do investimento em equipamentos mesmo com o cenário complicado , disse Jan-Marc Lucas, economista do BNP Paribas, em relatório do banco.

Em Londres, o índice Financial Times fechou em queda de 0,18%, a 5.352 pontos. No mercado alemão, o índice DAX teve variação negativa de 0,06%, ficando em 6.436 pontos.

(Valor Econômico, com agências internacionais)

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG