Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Mercados: Juros futuros sobem apesar de recuo no preço do dólar

SÃO PAULO - Depois de uma tentativa de baixa no começo dos negócios, os contratos de juros futuros longos voltam a ajustar para cima na Bolsa de Mercadorias e Futuros (BM & F). O acúmulo de prêmio acontece apesar da queda no preço do dólar comercial e ganhos na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa).

Valor Online |

Na Bolsa de Mercadorias e Futuros (BM & F), o contrato de Depósito Interfinanceiro (DI) com vencimento para janeiro de 2010 avançava 0,09 ponto percentual, para 15,40%. Janeiro 2011 tinha alta de 0,05 ponto, a 16,17%. E janeiro 2012 apontava 16,43%, acréscimo de 0,22 ponto.

Na ponta curta, dezembro de 2008 marcava 13,40%, baixa de 0,09 ponto. E o DI para janeiro de 2009 apontava estabilidade a 13,68%.

O gestor da Modal Asset Management, André Simões Cardoso, notou que o mercado de juros futuros registra uma defasagem com relação ao comportamento do dólar nos últimos dias e isso começa a se ajustar. " A curva vinha se comportando muito bem, apesar do avanço no preço do dólar. "
De acordo com o gestor, mais importante que o preço do dólar no dia é a consolidação na percepção de que o preço da moeda estrangeira permanecerá elevado por um longo período de tempo. " O dólar tem se mostrado muito firme apesar das atuações do Banco Central. Os agentes estão mudando suas expectativas com relação à moeda. "
Para Cardoso, essa persistente alta no preço da moeda estrangeira pode resultar em taxa de juros maiores. Para dezembro, o gestor estima estabilidade da taxa em 13,75%. " Mas ao longo de 2009, se a inflação corrente se mostrar resistente, o BC vai ter que voltar a atuar " , alerta.

Na visão do especialista, o efeito câmbio sobre a inflação prevalece sobre a retração do crédito e do consumo. Cardoso lembra que o próprio Banco Central vem afirmando que parte do equilíbrio entre oferta e demanda no mercado interno está sendo suprido via importações, e que isso vai pesar sobre a inflação.

(Eduardo Campos | Valor Online)

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG