Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Mercados: Juros futuros operam com leve baixa

SÃO PAULO - Depois de um forte repique de alta no final da tarde de ontem, os contratos de juros futuros longos operam com leve baixa na Bolsa de Mercadorias e Futuros (BM & F).

Valor Online |

Há pouco, o contrato de Depósito Interfinanceiro (DI) com vencimento para janeiro de 2010 recuava 0,01 ponto percentual, para 14,61%, depois de cair a 14,55% na mínima. Janeiro 2011 cedia 0,01 ponto, a 14,22%. E janeiro 2012 apontava 13,90%, também com desvalorização de 0,01 ponto.

Na ponta curta, outubro de 2008 avançava 0,03 ponto, 13,33%. Novembro de 2008 ganhava 0,01 ponto, para 13,48%. E janeiro de 2009 era negociado a 13,88%, sem alteração.

O analista de mercados da Hencorp Commcor Corretora, Marcos Forgione, explicou que as curvas refletem o novo dia de baixa no preço do petróleo e mais um indicador apontando arrefecimento da inflação no mercado interno.

Pela manhã, a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) anunciou que o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) no município de São Paulo apontou inflação de 0,38% em agosto, recuando de 0,45% em julho.

Os contratos também refletem a formação das apostas quanto à decisão do Comitê de Política Monetária (Copom), que na semana que vem dita o rumo da taxa Selic, atualmente fixada em 13% ao ano.

Na avaliação de Forgione, o Banco Central não precisaria fazer mais um reajuste de 0,75 ponto percentual na taxa básica, mas o perfil do colegiado e a intenção explícita de trazer a inflação para dentro da meta indicam que essa será a decisão.

Pelo que estamos vendo não há necessidade de nova alta de 0,75 ponto. A acomodação de preços não acontece só no Brasil, mas no mundo todo , avalia.

O analista acredita que uma redução no ritmo para 0,5 ponto de ajuste também diminuiria o impacto da alta de juros sobre a atividade econômica brasileira em um momento em que o crescimento nos Estados Unidos e na Europa perde força.

Na gestão da dívida pública, o Tesouro Nacional realiza leilão de troca de Letras Financeiras do Tesouro (LFT) e Letras do Tesouro Nacional (LTN). As propostas serão tomadas das 12h30 às 13h.

(Eduardo Campos | Valor Online)

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG