F - Home - iG" /
Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Mercados: Juros futuros longos recuam na BM F

SÃO PAULO - Os contratos de juros futuros operam sem tendência definida na Bolsa de Mercadorias e Futuros (BM & F). As taxas curtas seguem apontando para cima enquanto os vencimentos longos perdem prêmio.

Valor Online |

Há pouco, o contrato de Depósito Interfinanceiro (DI) com vencimento para janeiro de 2010 caía 0,03 ponto percentual, para 14,72%. Janeiro 2011 registrava baixa de 0,06 ponto, para 14,42%. E janeiro 2012 apontava 14,15%, desvalorização de 0,05 ponto.

Na ponta curta, outubro de 2008 tinha alta de 0,02 ponto, a 13,14%. E janeiro de 2009 operava estável a 13,76%.

O gestor da Brascan Gestão de Ativos (BGA), Luiz Fernando Romano, notou que a baixa liquidez no mercado de juros futuros deixa os movimentos da curva pouco representativos. Não tem apostas. São apenas ajustes pequenos, com os agentes aguardando notícias, comentou.

De acordo com o gestor, o que promove esta falta de atividade no mercado é a estabilidade do cenário brasileiro, de economia aquecida e inflação em patamar elevado.

Para Romano, tal panorama garante a atuação mais firme do Banco Central (BC) - ou seja, uma nova alta de 0,75 ponto percentual na Selic deve ser implementada na reunião do mês que vem.

Quanto ao comportamento do dólar, o gestor acredita que esse é um assunto ainda aberto. Nos últimos dias, o mercado observou um fortalecimento do dólar frente a todas as moedas do mundo. Não por uma melhora da economia norte-americana, mas sim pela piora das outras economias. Já teve um ajuste forte do dólar. Agora temos que ver esse movimento continua ou não.

Há pouco, a moeda operava estável ante o real depois de oscilar entre ganhos e perdas durante toda a parte da manhã. Ontem, o divisa caiu ante o real, depois de sete dias seguidos de valorização.

Na gestão da dívida pública, o Tesouro Nacional realiza hoje leilão de venda de Letras do Tesouro Nacional (LTN) e Notas do Tesouro Nacional Série F (NTN-F). As propostas serão tomadas das 12h às 13h, com operação especial das 15h às 16h.

(Eduardo Campos | Valor Online)

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG