F - Home - iG" /
Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Mercados: DIs acompanham melhora do mercado e caem em bloco na BM F

SÃO PAULO - Os contratos de Depósitos Interbancários (DIs) registram queda em bloco desde a abertura do pregão, influenciados por novas propostas internacionais para garantir liquidez e pela decisão do Banco Central brasileiro de implementar um programa gradual de liberação do compulsório, que pode colocar R$ 100 bilhões no mercado brasileiro. Há pouco, o contrato de Depósito Interfinanceiro (DI) com vencimento para janeiro de 2010 recuava 0,26 ponto percentual, a 14,73%. Janeiro 2011 tinha baixa de 0,40 ponto, a 14,30%.

Valor Online |

Para janeiro de 2012, o contrato caía 0,39 ponto percentual, para 15,68% ao ano.

Na ponta curta, o ajuste era pequeno - novembro de 2008 operava em baixa de 0,01 ponto percentual, a 13,65%. Dezembro de 2008 marcava 13,77%, em estabilidade. O DI para janeiro de 2009 era negociado a 13,89%, declínio de 0,07 ponto.

Segundo Rodrigo Nassar, operador da Hencorp Commcor Corretora, o aumento das garantias de operações bancárias no exterior bem como a decisão do Fed e de outros quatro bancos centrais, inclusive o BCE, de garantir liquidez em dólares nos mercados o quanto for necessário foram determinantes para restaurar a confiança dos investidores lá fora e explicam a correção dos contratos de longo prazo na BM & F.

Para os contratos mais curtos, que já tinham fechado em baixa na última sexta-feira, a redução das taxas é mais suave e sofre influência da queda do dólar nesta jornada. A decisão do BC, de liberar o compulsório conforme necessidade do mercado, colabora para a liquidez doméstica e conseqüente baixa da cotação da moeda americana.

Com isso, o entendimento do mercado é que a redução de uma pressão inflacionária vinda do dólar alto deve colaborar para que o Banco Central (BC) interrompa o ciclo de aumento da taxa Selic até o fim deste ano.

(Bianca Ribeiro | Valor Online)

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG