Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Mercados: Commodities em queda aliviaram bolsas internacionais

SÃO PAULO - Os índices Dow Jones e S & P 500 fecharam em alta na sexta-feira, depois que a queda dos preços de commodities deu esperanças de uma recuperação dos gastos do consumidor e impulsionou ações de varejistas.

Valor Online |

O Dow Jones teve alta de 0,38%, a 11.659 pontos. Mas na semana, o índice industrial caiu 0,6%. O Standard & Poor´s 500 subiu 0,41%, a 1.298 pontos, avançando 0,1% na semana. O Nasdaq exibiu variação negativa de 0,05% no dia, a 2.452 pontos, mas fechou a semana em alta de 1,6%.

A sessão, com vencimento de opções, foi volátil e de poucos negócios. A alta do dólar, com o temor de desaceleração de economias fora dos Estados Unidos, pressionou os preços do petróleo ao menor nível em 15 semanas.

Também animando o setor de varejo, a Kohl elevou a previsão para o ano todo e afirmou que será capaz de enfrentar o ambiente turbulento da economia. As ações da J.C. Penney também subiram após divulgar resultados acima das expectativas de Wall Street.

O principal índice de ações européias fechou em alta, superando a pesada influência negativa do setor de mineração com a ajuda de dados melhores que o esperado nos EUA e da queda do petróleo.

O índice FTSEurofirst 300 subiu 0,39%, para 1.190 pontos. Na semana, o índice teve baixa de 0,8%. As ações foram colocadas em território positivo por dados sobre o setor manufatureiro dos EUA. Alguns dos números que tivemos foram bem encorajadores. Os dados do Fed de Nova York foram um pouco surpreendentes , disse Stephen Pope, estrategista-chefe de mercados globais da Cantor Fitzgerald, em Londres.

As ações de mineradoras caíram entre 3,5% e 7%, acompanhando a baixa dos preços dos metais básicos. As de petrolíferas também sofreram com a baixa do petróleo.

Em Londres, o índice Financial Times fechou em baixa de 0,77%, a 5.454 pontos. O DAX, de Frankfurt, subiu 0,06% (6.446 pontos). Também fecharam em alta as bolsas de Paris (0,74%), Madri (0,68%) e Lisboa (0,26%). Devido a feriado, não houve pregão em Milão.

(Valor Econômico, com agências internacionais)

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG